sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Cortinas



Cortinas
Por Elvira Monteiro, designer de interiores


A iluminação natural é ótima, porém a insolação excessiva pode causar danos aos móveis e revestimentos. Devemos tomar algumas precauções para amenizar esses danos, a instalação de cortinas é uma boa solução.

Elas podem ser instaladas em cortineiro, varão ou bandô. As regras são praticamente as mesmas para o cortineiro e o bandô. Para um ambiente de pé direito padrão (2.70m), os cortineiros e bandos devem ter 20cm de altura (o suficiente para esconder o trilho e o franzido da cortina). O bandô deve ser fixado no teto, sempre deixe sobrar de 10 a 20cm de tecido nas laterais para evitar o vazamento de luz, tanto no caso de bandô quanto de cortineiro.

Se o pé direito for muito alto (acima de 3m) o bandô pode ser fixado logo após a janela. O mesmo pode ser forrado com o próprio tecido da cortina, outra estampa, laqueada de branco ou com uma cor. Não há regras rígidas, tudo depende do efeito que se quer causar.

A profundidade ideal do bandô ou cortineiro é de 20cm, assim as cortinas podem correr mais frouxas e à vontade pelos trilhos, resultando em um movimento mais elegante.
No caso de varão recomenda-se a instalação na metade da parede entre a janela e o teto.

O tecido tela solar não sofre desbotamento ou desgaste pela incidência do sol e sua limpeza é super prática (apenas um pano úmido e sabão neutro). Composta basicamente de poliéster e PVC, disponível em várias cores oferece um resultado estético clean e agradável. Há modelos com diferentes graus de aberturas de tramas (mais fechadas, como de 3 e 5%, e mais abertas, como 25%). O mais indicado para cozinha, em que o sol bate direto é a trama de 3%.

O modelo romana é o mais recomendado para ambientes pequenos.

Se a parede tiver até 4m de largura, a cortina pode recobri-la de ponta a ponta. Se for mais extensa, a cortina deve exceder a janela e a porta de 10 a 20cm nas laterais para não haver exagero de tecido no ambiente.


0 comentários:

Postar um comentário