segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Cerimonial em cada religião



Cerimonial em cada religião
Por Taty Alves

Vou apresentar para vocês em alguns posts o cerimonial de casamento de algumas religiões, hoje quero falar de um cerimonial ecumênico e um judaico.

Casamento Ecumênico

Torna-se cada vez mais freqüente o casamento entre noivos de diferentes religiões. Cada representante da duas religiões, de preferência que for conhecido da família dará uma benção ao novo casal.

Para a  cerimônia é necessário uma mesa com uma toalha branca, esses casamentos podem acontecer em casa ou em um salão de festas. Por exemplo enquanto o padre abençoa os noivos, ouve-se uma Ave-Maria, na hora da mensagem do rabino, uma musica típica da cerimônia de casamento judaico

Casamento Judaíco

Os noivos ficam diante do rabino, debaixo da chupá – o paio matrimonial, uma tenda sem laterais sustentada por quatro hastes. A chupá representa o novo lar, onde o casal viverá sob os mandamentos da lei judaica, mantendo as tradições de seu povo.

No cortejo ortodoxo, o noivo entra no templo entre seus pais e a noiva entre os seus. Sob a chupá, ela fica à direita do noivo no altar, ao contrário dos casamentos cristãos. A noiva está sempre com o rosto coberto pelo véu, atê o noivo levantá-lo, no final do casamento. A razão? Uma delas é demonstrar sua confiança cega no marido e não se expor ao olhar de outros homens.

No momento que o rabino oferece aos noivos, pela primeira vez o cálice de vinho, a noiva levanta um pouco o véu para bebê-lo. Apos a troca de alianças, um segundo cálice de vinho é oferecido, o noivo depois de beber quebra com o pé o cálice envolto com um guardanapo branco, esse momento simboliza a destruição do templo de Jerusalém. Esse ritual é feito para lembra que a vida de um casal não é feita só de alegrias, pois os noivos enfrentaram também momentos de tristezas.

Ao final do casamento sob a chupá, o noivo levanta o véu da noiva e a beija, seguindo ao clima de alegria e exclamações de mazaltov, felicidades. Apos os cumprimentos do rabino, os dois saem à frente do cortejo pela nave central.

Importante: Todos os homens mesmo os de religião não judaica precisam estar com a cabeça coberta por um solidéu, hipot. Nos casamentos judaicos o casal de noivos encomendam para todos os convidados e distribuem na porta do templo.

0 comentários:

Postar um comentário