quinta-feira, 13 de junho de 2013

A Palha Italiana

A Palha Italiana
Por Sra. Docinho

A Palha Italiana é um doce feito de forma artesanal com recheio cremoso de brigadeiro, biscoito de maizena triturado e com chocolate meio amargo. Tem origem controversa, pois diferente do que é imaginada sua origem não é nem portuguesa nem italiana, mas sim brasileira.

É um doce genuinamente brasileiro e sua provável origem está no sul do país, onde nasceu o doce negrinho mais tarde renomeado por brigadeiro, doce que assim como a palha é feito basicamente de leite condensado, manteiga e chocolate. A palha, diferentemente do brigadeiro, sofreu influencia da culinária portuguesa e italiana por uma questão histórica, devido aos imigrantes italianos e portugueses que para o sul do Brasil vieram.

A origem do nome “Palha” acredita-se ter recebido influencia do doce Salaminho de chocolate, que é um doce português o qual em sua receita além do biscoito Maria temos amêndoas sem pele, ou seja, sem palha. No processo de preparação do doce, quando a amêndoa é torrada e friccionada solta a sua palha, marcando assim o nome do doce o qual influenciou. Acredita-se também que a parte “Italiana” do nome é devido a comunidade italiana que vive no sul.

A época de sua criação é desconhecida. Hoje em dia é um doce muito apreciado e tem muitas variações usando os diversos tipos de brigadeiro, e muitas vezes a palha italiana também é banhada no chocolate.

A palha italiana é muito saborosa e versátil é uma ótima opção para lembrancinhas, pois pode ser decorada com vários tipos de confeitos, acabamentos e embalagens.

0 comentários:

Postar um comentário