segunda-feira, 29 de abril de 2013

Escadas



Escadas
Por Elvira Monteiro, designer de interiores

Escada é o ponto de ligação entre andares. Seu posicionamento errado pode arruinar completamente um ambiente, então preste atenção em dicas importantes para deixa-la ergonômica e linda.

Deve-se atentar as medidas mínimas para escadas que são de:
             0,80 ou 0,90m – para uma pessoa;
             1,20m – para duas pessoas;
             1,80m – para três pessoas.

Suas formas são retas, em “U”, “L” ou helicoidal. Podem ter patamar ou não. Ser de madeira, vidro, concreto, granito, mármore, aço, muitas são as opções de materiais. Os modelos podem ser com viga central, vigas laterais, cascata.

A iluminação na escada é muito importante, ela deve ser adequada para que se possam visualizar os degraus, geralmente usam-se balizadores. Deve haver interruptores em paralelo no inicio e no termino da escada.

O corrimão deve estar de 85 a 95cm de cada degrau.

Você pode aproveitar as paredes da escada e expor quadros e fotos, criando assim uma galeria. Eles podem ser de alturas, modelos e cores distintas. O alinhamento deve seguir o do corrimão.

Se sua intenção é inovar uma ótima pedida é um tapete com alguma cor ou estampa diferente. Se a intenção é ampliar, coloque um espelho na parede lateral ou se na escada houver patamar coloque um belo espelho em moldura.

Papel de parede, adesivo, cores fortes tudo pode na escada. Revestir o painel frontal de cada degrau chama a atenção na hora da subida. Se quiser pode imprimir um poema ou o trecho de uma música e conforme for subindo irá lendo.

0 comentários:

Postar um comentário